Esta página é uma demonstração estática da funcionalidade de importação do Icomex. É possível ter acesso a uma demonstração dinâmica de cada etapa (video flash executável com áudio) clicando em cada imagem representante de cada etapa. É possível também baixar a versão dinâmica desta demonstração clicando aqui. Este arquivo apenas reune as demonstrações separadas em um único zip.
Para garantir a segurança dos dados, o sistema apenas pode ser acessado por usuários previamente cadastrados, possuidores de um login e senha.
Para trabalhar com processos de importação, é necessário acessar o gerenciador de Importação.
O gerenciador de importação mantém um histórico dos processos já efetuados pelo sistema. Nele é possível reabrir processos efetuados anteriormente para re-impressão de documentos ou visualização de dados. Também é possível criar um novo processo ou excluir um processo existente.
Ao criar um processo de importação, será selecionado pelo sistema o arquivo 'extrato.zip', que é exportado pelo siscomex e traz dados necessários ao Icomex.
Após processar o arquivo extrato.zip, o sistema encontrará as DIs nele contidas e dará ao usuário a opção de escolher uma delas para ser utilizada para o processo de importação que está sendo criado. É também solicitado um nome para a importação, que aparecerá na tela do gerenciador de importação do Icomex.
A etapa seguinte é selecionar o tipo de transporte a ser utilizado no processo. Há várias opções disponíveis, cada uma com suas tarefas correspondentes.
Dependendo da maneira que o siscomex gerou a DI, esta conterá ou não dados, como o valor moeda estrangeira. A tela 'Pré-requisitos do lançamento de entrada' traz campos referentes a esses valores, de modo que quando a DI não trouxer algum desses dados, é possível inserí-los manualmente no sistema.
Na tela 'Lançamento de Detalhes', é feita a divisão dos produtos pertinentes ao processo de importação dentro de uma quantidade notas fiscais, de modo que nenhuma estoure sua capacidade máxima.
Nessa tela também é possível definir valores personalizados para o ICMS de cada produto, caso seja necessário.
Antes de avançar para a próxima etapa é necessário calcular os dados complementares para cada nota. Ao pressionar esse botão, é exibido nos campos abaixo um resumo dos dados, separando custo dos produtos, transporte, impostos.
A próxima etapa permite ao importador adicionar demais despesas com o processo de importação. Tais dados podem ser inseridos tanto em moeda nacional quanto estrangeira. A conversão entre ambas é automática.
Na tela armazéns são colocados os dados dos armazéns a serem utilizados para estocar os produtos. É possível dividir os produtos do processo em diferentes armazéns.
Para cada armazém a ser inserido, é feito uso do catálogo, onde estão cadastrados os dados dos armazéns utilizados, de modo que não é necessário redigitar os dados a cada processo, evitando erros.
Para vincular produtos a armazéns, é necessário, para cada armazém, selecionar os produtos na lsita da esquerda e copiá-los para a direita. Essa tela é acessada através do botão 'vincular produtos' de cada armazém. O processo apenas pode avançar quando não houverem mais produtos do lado esquerdo, ou seja, todos os produtos do processo estiverem vinculados a um armazém.
De volta à tela 'Armazenagem' é possível ter um resumo dos dados do armazém em questão, para conferir se os produtos estão corretamente vinculados aos armazéns e se seus dados estão corretos.
Ao completar essa estapa, o sistema está pronto para imprimir as notas fiscais.
Para isso basta, na aba 'Documentação', selecionar o documento fiscal correspondente
O processo para emissão de notas de entrada e de remessa é bastante semelhante. É necessário entrar com dados como o número da nota e dados da unidade transportadora.
A tela seguinte mostra um resumo da nota que será gerada.
Após a confirmação dos dados, a nota é impressa e simultaneamente uma versão eletrônica da nota é gerada, que pode ser exportada para formatos como pdf e html, dentre outros.